Forum
No lugar hoje ocupado pelo Museu Nacional Machado de Castro, situa-se o fórum de Aeminium, praça pública, lugar de reunião das principais funções da urbe (religiosa, política e administrativa), centro de qualquer cidade romana. Deste edifício apenas resta a infra-estrutura que o suportava – o criptopórtico. A representação do relevo da colina ocupada por Aeminium permite compreender mais facilmente as vantagens de localização do fórum: ponto central e possibilidade de cruzamento dos dois eixos principais.
Criptopórtico
Este edifício foi criado para superar as dificuldades de relevo acentuado da cidade de Aeminium. Nos dias de hoje é o maior edifício romano conservado em Portugal.
O criptopórtico claudiano desenvolve-se em dois pisos de galerias abobadadas de largura muito diferente: o piso -2 é constituído por sete celas iguais (de grande dimensão) com uma galeria perpendiculares aquelas.
O piso -1 é quase quatro vezes maior que o piso -2; constituído por uma vasta galeria intercomunicável e sete celas.
A abundância de cómodos acessos e, em especial, aquele que no ângulo sudeste fazia ligação directa com a rua, sugere que este poderá ter desempenhado ainda uma função de passeio público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário