23 março 2010

Biblioteca Joanina


D. João V
D. João V, 25º rei de Portugal desde 1707, nasceu em Lisboa, no Palácio da Ribeira, a 22 de Outubro de 1689 e morreu em Lisboa a 31 de Julho de 1750.
Dotado de uma personalidade culta e forte, D. João V tornou o seu reinado culturalmente rico, benificiando dos rendimentos fornecidos pela descoberta das jazidas de ouro e diamantes do Brasil.
O nome do rei está ligado a reformas de ensino e de cultura das elites, sendo responsável do Real Convento de Mafra, da Real Academia Portuguesa de Históriam, da introdução da ópera italiana em Portugal e da fundação da Biblioteca Joanina no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Introdução
A construção da Biblioteca Joanina, ou Casa da Livraria, Começou no ano de 1717, no exterior do primitivo perímetro islâmico, sobre o antigo Paço Real, com o objectivo de albergar a biblioteca universitária de Coimbra, e foi concluída em 1728. Desconhece-se o autor do projecto, ma o arquitecto que o executou foi Gaspar Ferreira, que era então o mestre permanente das obras da Universidade, sendo o empreiteiro João Carlos, construtor conimbricense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário